terça-feira, 6 de março de 2018

ESCOLA MARINETE INICIA REVISÃO DO SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica
Ensino Fundamental  - Anos Finais

Imbuídos do desejo de uma educação de excelência, a equipe pedagógica e o corpo docente da Escola Municipal Professora Marinete Neves, dedicaram - se nos dias 28 de fevereiro e 01 de março na revisão de grande parte do seu Projeto Político Pedagógico - PPP.
O momento serviu de oportunidade para conhecer as raízes educativas e o pensamento filosófico que norteia a prática desenvolvida pela escola, mas também provocou para as necessárias atualizações frente aos desafios apresentados pelo mundo moderno.
Na ocasião presencial de construção coletiva, foram revisados os seguintes temas do PPP, a saber: missão, valores, o objetivo geral e os específicos da unidade educacional, além marco situacional. Ao termino da revisão o documento passará pela validação da comunidade escolar tendo a participação de todos os integrantes da mesma. 
Vale destacar que durante o tempo das atividades outras discussões foram realizadas tendo caráter orientador com para a elaboração dos planos de curso (anual), bimestral e de aula; organização do primeiro dia de aula; atendimento educacional especializado; provas externas (Prova Brasil, Provinha Brasil, ANA, Provinha Palmeira); cantinhos de leitura e de recursos pedagógicos.
Por fim, pôde-se verificar a satisfação dos professores com a realização do momento formativo e de orientação no início do ano letivo como oportunidade para a troca de experiências e balizamento das orientações evitando os desencontros e desentoações na comunicação.
O processo de apropriação e conhecimento do PPP da unidade trouxe segurança no desenvolvimento do pensar pedagógico, apesar do processo exaustivo de revisão, como despertou o impulso maior pelo comprometimento com o ensino que a escola desenvolve visto estar acessível e claro os marcos teóricos diretivos.

EQUIPE PEDAGÓGICA E PROFESSORES FAZEM REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica 
Ensino Fundamental - Anos Finais

O I Encontro Pedagógico de 2018, buscou traçar um olhar sobre a construção do conhecimento sob a perspectiva do estudante e suas diferentes realidades, contextualizando o conhecimento e dando significância as experiências realizadas na escola. 
Dessa forma, o  terceiro dia (26 de fevereiro) de atividades foi introduzido pela reflexão sobre “O mundo sob a perspectiva da criança”[1], norteada pela palestra ministrada pela senhora Isabela Minatel, cujo vídeo (16 minutos) está disponibilizado no Youtube; o referido vídeo projetado convidou a um olhar sobre os planejamentos das práticas escolares que por vezes não considera as percepções e compreensões da criança, principalmente quando essa não consegue expressar-se na fluência esperada pelos adultos.
Como no dia anterior não foi possível a conclusão dos projetos, os colaboradores e colaboradoras foram distribuídos em grupos a partir das modalidades de ensino (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental) que estarão ministrando para que pudessem concluir as propostas para os já citados projetos de forma contextualizada.
Dado o tempo necessário para os ajustes e as devidas considerações na elaboração, as propostas foram socializadas para a apreciação e considerações da assembleia e posteriormente serão sistematizadas em único documento que registrará as indicações para a execução, respeitando os direitos de aprendizagem nas modalidades de ensino.
Em tempo, foram apresentadas pelo professor Jefferson Souza Farias da Costa duas outras propostas que serão desenvolvidas junto aos estudantes do Anos Finais do Ensino Fundamental em sequências didáticas interdisciplinares: “Violência na escola – Bullying” e “Sarau no Recreio”; ambas como estratégias para a superação da violência no ambiente escolar e motivação para a valorização das habilidades dos estudantes pelo estímulo da cultura.


ESCOLA REALIZA OFICINA PARA ELABORAÇÃO COLETIVA DE PROJETOS

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica 
Ensino Fundamental - Anos Finais

A construção coletiva dos projetos pedagógicos, por meio de oficinas, marcou a realização do segundo dia (22 de fevereiro) do I Encontro Pedagógico com professores da Escola Municipal Professora Marinete Neves. 

    Os projetos que serão realizados no ano letivo atendem as diretrizes orientadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Laser e Juventude de Palmeira dos Índios, sendo um sobre a leitura como mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem e outro sobre a valorização da cultura local.
     A metodologia de projetos tem se destacado no panorama educacional como uma estratégia de contextualização das competências curriculares que o estudante precisa dominar no final de um processo educacional.

A equipe de coordenação pedagógica da escola apresentou o nome e o objetivo geral dos projetos acima mencionados sendo, em seguida, complementados pela construção coletiva dos objetivos específicos e definição de estratégias metodológicas de execução e de avaliação para o processo e sobre a aprendizagem dos estudantes.
No mesmo dia, a professora Márcia Lúcia Silva da Costa, que também exerce na escola o serviço de articuladora do Programa Estadual “Escola 10”, que visa a elevação dos índices que qualidade do ensino e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB no estado de Alagoas, expôs superficialmente como foram realizadas as ações do referido programa pela proposição de novas estratégias para o ensino, no monitoramento das ações em desenvolvimento e na socialização dos êxitos que são alcançados pela referida unidade escolar.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARINETE NEVES REALIZA I ENCONTRO PEDAGÓGICO


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica 
Ensino Fundamental - Anos Finais

A equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Marinete Neves esteve reunida com professores para a  realização do I Encontro Pedagógico, ocasião oportuna para estudar e planejar o desenvolvimento do processo educativo que será realizado pela referida unidade educacional ano letivo de 2018.
O primeiro dia (21 de fevereiro) foi aberto com as palavras de boas-vindas; a professora Quitéria Sandra Lima Sarmento, Diretora da direção da unidade escolar, que acolheu a todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e em especial aqueles que tomam parte na equipe, destacou a importância do fortalecimento da parceria entre os colaboradores como meio para a realização de um serviço de excelência e salientou que apesar de todas as dificuldades a equipe diretiva tem feito todo o esforço para a realização das atividades.
Seguiu-se com a apresentação do produto final do Projeto “Marinete Neves 30 anos: nossa história” realizado pelos estudantes dos nonos anos do ano letivo de 2017, sob a coordenação da professora Maria Eunice Mendonça, que na ocasião lecionava na escola com a disciplina de História. O projeto consistiu na coleta de dados, informações, registros fotográficos e depoimentos de pessoas (colaboradores e estudantes) que passaram e contribuíram por seus serviços e passagens com a referida história, sendo esses compilados em um vídeo de 45 minutos de muita emoção, alegria e comprometimento.
Na sequência, a professora Márcia Lúcia Costa da Silva, Vice-diretora, conduziu o momento de reflexão sobre a necessidade do planejamento estratégico no desenvolvimento do processo educativo na realização do ensino presente no Plano de Ação da unidade escolar. A ocasião foi norteada pela leitura e discussão a partir do texto “Planejamento”; culminou a reflexão com a socialização do Plano Municipal de Educação e do Plano da EMPMN pelo professor Jefferson Souza Farias da Costa, coordenação pedagógica para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
No turno vespertino, as atividades foram continuadas com a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, produzidos pela Nova Escola em série de oito vídeos[1] pedagógicos de curta metragem e disponibilizados no Youtube.
Após a supracitada reflexão, foi dialogado sobre o processo e instrumentos de avaliação na Educação Básica. O diálogo foi dirigido por dados da BNCC, a partir dos quais o professor Jefferson Souza, provocou os pares a traçar um olhar sobre a prática pedagógica realizada e sobre os instrumentos que são utilizados pelos mesmos no acompanhamento dos estudantes em uma perspectiva dinâmica, processual e contextualizada. O momento foi concluído pela definição coletiva dos instrumentos avaliativos que serão adotados para o ano letivo vindouro, a saber: simulados, trabalho individual e trabalho em grupo; caberá a cada professor quanto ao desenvolvimento dos trabalhos fazer a opção do instrumento que melhor contemple a aprendizagem das competências para cada faze do processo educativo.
Ainda no primeiro dia foram apresentados outros documentos importantes para o planejamento: o calendário para o ano letivo 2018, a agenda para o ano 2018, as Matrizes Curriculares para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a lotação dos professores como suas respectivas turmas/ disciplinas de ensino.



EDITORIAL 2018

Prezados amigos e queridas amigas!
A Escola Municipal Professora Marinete Neves reinicia suas atividades para o ano letivo de 2018 no clima de muita alegria e esperança, motivados para o desenvolvimento de uma educação comprometida com a excelência. 
Fazemos votos da consolidação desse espaço como instrumento de socialização das oportunidades e experiências como referência para a comunidade e região. 
Editorial