Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica
Ensino Fundamental - Anos Finais
A equipe pedagógica da Escola Municipal
Professora Marinete Neves esteve reunida com professores para a realização do I Encontro Pedagógico, ocasião oportuna para estudar e planejar o
desenvolvimento do processo educativo que será realizado pela referida unidade
educacional ano letivo de 2018.

Seguiu-se com a apresentação do produto
final do Projeto “Marinete Neves 30 anos: nossa história” realizado pelos
estudantes dos nonos anos do ano letivo de 2017, sob a coordenação da
professora Maria Eunice Mendonça, que na ocasião lecionava na escola com a
disciplina de História. O projeto consistiu na coleta de dados, informações,
registros fotográficos e depoimentos de pessoas (colaboradores e estudantes)
que passaram e contribuíram por seus serviços e passagens com a referida
história, sendo esses compilados em um vídeo de 45 minutos de muita emoção,
alegria e comprometimento.
Na sequência, a professora Márcia Lúcia Costa da Silva, Vice-diretora, conduziu o momento de reflexão sobre a
necessidade do planejamento estratégico no desenvolvimento do processo
educativo na realização do ensino presente no Plano de Ação da unidade escolar.
A ocasião foi norteada pela leitura e discussão a partir do texto
“Planejamento”; culminou a reflexão com a socialização do
Plano Municipal de Educação e do Plano da EMPMN pelo professor Jefferson Souza
Farias da Costa, coordenação pedagógica para os Anos Finais do Ensino
Fundamental.
No turno vespertino, as atividades foram continuadas
com a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, produzidos pela
Nova Escola em série de oito vídeos[1]
pedagógicos de curta metragem e disponibilizados no Youtube.
Após a supracitada reflexão, foi dialogado
sobre o processo e instrumentos de avaliação na Educação Básica. O diálogo foi
dirigido por dados da BNCC, a partir dos quais o professor Jefferson Souza,
provocou os pares a traçar um olhar sobre a prática pedagógica realizada e
sobre os instrumentos que são utilizados pelos mesmos no acompanhamento dos
estudantes em uma perspectiva dinâmica, processual e contextualizada. O momento
foi concluído pela definição coletiva dos instrumentos avaliativos que serão
adotados para o ano letivo vindouro, a saber: simulados, trabalho individual e
trabalho em grupo; caberá a cada professor quanto ao desenvolvimento dos
trabalhos fazer a opção do instrumento que melhor contemple a aprendizagem das
competências para cada faze do processo educativo.

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