terça-feira, 6 de março de 2018

EQUIPE PEDAGÓGICA E PROFESSORES FAZEM REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica 
Ensino Fundamental - Anos Finais

O I Encontro Pedagógico de 2018, buscou traçar um olhar sobre a construção do conhecimento sob a perspectiva do estudante e suas diferentes realidades, contextualizando o conhecimento e dando significância as experiências realizadas na escola. 
Dessa forma, o  terceiro dia (26 de fevereiro) de atividades foi introduzido pela reflexão sobre “O mundo sob a perspectiva da criança”[1], norteada pela palestra ministrada pela senhora Isabela Minatel, cujo vídeo (16 minutos) está disponibilizado no Youtube; o referido vídeo projetado convidou a um olhar sobre os planejamentos das práticas escolares que por vezes não considera as percepções e compreensões da criança, principalmente quando essa não consegue expressar-se na fluência esperada pelos adultos.
Como no dia anterior não foi possível a conclusão dos projetos, os colaboradores e colaboradoras foram distribuídos em grupos a partir das modalidades de ensino (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental) que estarão ministrando para que pudessem concluir as propostas para os já citados projetos de forma contextualizada.
Dado o tempo necessário para os ajustes e as devidas considerações na elaboração, as propostas foram socializadas para a apreciação e considerações da assembleia e posteriormente serão sistematizadas em único documento que registrará as indicações para a execução, respeitando os direitos de aprendizagem nas modalidades de ensino.
Em tempo, foram apresentadas pelo professor Jefferson Souza Farias da Costa duas outras propostas que serão desenvolvidas junto aos estudantes do Anos Finais do Ensino Fundamental em sequências didáticas interdisciplinares: “Violência na escola – Bullying” e “Sarau no Recreio”; ambas como estratégias para a superação da violência no ambiente escolar e motivação para a valorização das habilidades dos estudantes pelo estímulo da cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário