segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROJETO ESTIMULA ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL MARINETE NEVES PARA O ACESSO E RECONTE DE LIVROS DE DIFERENTES GÊNEROS

Jefferson Souza Farias da Costa
Escola Municipal Professora Marinete Neves

      Em vista da qualificação do ensino realizado pela Rede Pública Municipal de Ensino, a Escola Municipal Professora Marinete Neves, desenvolve o Projeto “Novas Leituras” como metodologia pedagógica para que seus alunos obtenham elevados índices de na aprendizagem colocando o serviço como referência na efetivação da prática educativa no município.
     Como estabelecido no projeto, serão realizado momentos de socialização das experiências realizadas pelos alunos; suas aprendizagens serão espaço de diálogo com a comunidade interna e externa da escola.

No dia 21 de outubro do ano em curso foi realizada a I Etapa de Socialização do Projeto “Novas Leituras”. O pátio interno da Matriz da Unidade se tornou uma grande biblioteca onde na ocasião as crianças tornaram contadoras das histórias que deleitaram durante as aulas do bimestre.
       A experiência seguiu de forma comum no anexo da unidade com os estudantes do 5º ao 9º anos que também apresentaram suas produções e releituras das obras trabalhadas.
      São resultados significativos da experiência: novos hábitos na comunidade escolar, a circulação de mais de 150 livros entre os estudantes de forma sistemática além dos inúmeros exemplares que são lidos pelos estudantes, suas famílias e comunidade.

A experiência continua e caminha para a segunda etapa de atividades.







domingo, 25 de outubro de 2015

PROJETO NOVAS LEITURAS INTEGRA FAMÍLIA E ESCOLA



Jefferson Souza Farias da Costa
Escola Mul. Profª. Marinete Neves

Cotidianamente, professores/as encontram-se na difícil tarefa de alfabetizar. Ensinar a escrever e a ler tornam-se desafios de gigantes; como de fato são os professores. Mais ainda desafiante é estimular o gosto pela leitura.
A Escola Municipal Professora Marinete Neves atenta a importância da leitura para a formação de uma sociedade eticamente responsável por seus bens intelectuais está desenvolvendo o Projeto Novas Leituras como oportunidade do acesso aos variados gêneros textuais.
Um dos objetivos do projeto é o acesso e o estimulo da leitura por metodologias estimulantes nas atividades escolares que permitam aos estudantes a aprendizagem para o domínio das habilidades e competências necessárias na sua formação intelectual.
Outra oportunidade do projeto é o estimulo da leitura no ambiente familiar, situação propícia para o estreitamento das relações intrafamiliares construindo uma experiência feliz do habito da leitura.
Como resultado da execução do projeto é a procura regular por parte de estudantes, seus familiares e amigos pelo acervo literário da escola. Após um cadastro interno na unidade escolar, os interessados escolhem uma obra que levam para casa para sua leitura deleite, retornando sete dias depois para uma nova obra.
A Senhora Maria Figueiredo, mãe de três filhos matriculados na escola, afirma:

“A oportunidade do projeto de levar livros para casa e de contar para seus filhos as histórias tem sido de muita importância, pois ocupa o tempo ocioso com algo atraente e educativo, sem falar que eles estão protegidos da violência estando em casa”.

ESTUDANTES DA ESCOLA MARINETE NEVES PARTICIPAM DE CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE E VERMINOSE


Jefferson Souza Farias da Costa
Escola Municipal Professora Marinete Neves


Em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte – SEMEDE e da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Neves participam da Campanha Nacional “Hanseníase tem cura” e Verminoses.
A campanha nacional visa a identificação de casos de crianças que estejam com sintomas das doenças para que possam receber atendimento especializado de forma precoce; busca também orientar as famílias para a prevenção.
São atividades da campanha: palestras com as famílias acerca dos sintomas, preenchimento de ficha de auto imagem da criança, feita pela família, e se necessário encaminhamento para o serviço de saúde, e aplicação da dosagem de combate a verminose (com a autorização das famílias).
No aspecto pedagógico os formulários e matérias de divulgação e orientação se tornam instrumentos de acesso a informação de prevenção e contribuem para o desenvolvimento das atividades escolares como para a conscientização acerca da saúde como elemento importante para uma educação de qualidade

A leitura e escrita das palavras e textos sobre a campanha se tornam base para o desenvolvimento das várias disciplinas e conteúdos curriculares, contribuindo assim para a ação interdisciplinar do conhecimento.