sexta-feira, 15 de junho de 2018

FAMÍLIAS DIALOGAM COM PROFESSORES NO I PLANTÃO PEDAGÓGICO DE 2018

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

A Constituição Federal de 1988 apresenta a educação como um direito de todos os cidadãos brasileiros mas também apresenta que a tarefa de educar é de responsabilidade do estado e da família que, de forma compartilhada, devem prover as condições para o acesso a esse direitos e assim possam exercer a cidadania que lhes é própria. 
   A escola Marinete Neves promoveu no dia 15 de junho o primeiro plantão pedagógico do ano letivo de 2018 como oportunidade de aproximar as famílias e a escola para o diálogo a fim de que o processo educativo, pelo qual os estudantes são lapidados em suas habilidades e competências, atenda as necessidades desejadas na formação cidadã dos indivíduos.
   O momento possibilitou que as famílias e professores visualizassem os avanços e entraves na apropriação e construção do conhecimento por parte dos estudantes além de permitir um olhar sobre as necessidades que os referidos apresentam para o acesso ao direito.








Fotos: Jefferson Souza

quinta-feira, 14 de junho de 2018

EQUIPE DIRETIVA E PROFESSORES PARTICIPARAM DE FORMAÇÃO SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

A tarde do dia 13 de junho de 2018 foi marcada pela qualificação dos professores e professoras dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Marinete Neves que participaram de uma formação articulada pela Secretaria Municipal de Educação e oferecida pela editora FTD.
A Lei n9394/96, que discorre sobre a Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pontua a necessidade da qualificação dos profissionais para o exercício do magistério em vista da melhoria dos índices de qualidade do ensino e valorização dos profissionais da educação.
A editora FTD, sob a articulação da Secretaria Municipal de Educação, realizou no auditório da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite um momento de formação sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC dando enfoque nas competências e habilidades necessárias para a aprendizagem.
A discussão sobre a BNCC é pauta em todos os espaços pois aponta para a necessária equidade que o ensino precisa atenuar de modo a criar estratégias para a garantia do acesso e permanência na escola como direito presente na constituição federal brasileira.

FUNCIONÁRIAS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARINETE NEVES SÃO HOMENAGEADAS POR SUAS MATERNIDADES


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

A qualidade do serviço desenvolvido nas escolas passa pela valorização dos profissionais que se dedicam para um ensino de excelência.  
Assim sendo, as funcionárias mães da Escola Marinete Neves foram homenageadas na manhã do dia 13 de junho de 2018 quando foi realizada mais uma etapa do Projeto "Qualidade de Vida", coordenado pela professora Judite Rocha - Secretaria Adjunta de Educação, que objetiva a valorização e qualificação dos profissionais da educação da rede municipal de educação de Palmeira dos Índios.

Sob a articulação da professora Luciene Marques, elo entre os colaboradores na escola, as funcionárias realizaram um lanche coletivo em cujo momento as mesmas foram homenageadas pela ação materna; o momento também possibilitou o fortalecimento dos vínculos entre os colaboradores e destacou o protagonismo feminino nas diversas instâncias da ação educativa.




Fotos: Jefferson Souza


















ESCOLA REALIZA PRIMEIRO CONSELHO DE CLASSE DO ANO LETIVO

Jefferson Souza Farias da Costa

Coordenação Pedagógica

   Reunidos no dia 13 de junho do ano em curso, equipe diretiva e os professores dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Marinete Neves realizaram o primeiro conselho de classe do ano letivo de 2018. 

    O conselho de classe é um órgão colegiado da escola que, de forma deliberativa e consultiva, direciona os aspectos pedagógicos da escola; sua fundamentação encontra-se no Projeto Político Pedagógico - PPP e no Regimento Interno das unidades educacionais. 
    Sob a coordenação da professora Quitéria Sandra Lima Moraes Sarmento , diretora da unidade escolar, os trabalhos foram iniciados e abertas as discussões sobre os estudantes a partir de seus desempenhos nas diversas matérias que compõem o currículo escolar. 
  Concluídas as etapas previstas, colocadas as necessárias ressalvas e definidos os encaminhamentos pedagógicos  acerca das muitas situações encontradas nas turmas, o Conselho foi dado por encerrado.

Foto: Jefferson Souza

ESCOLA MARINETE NEVES PARTICIPA DA ABERTURA DO SÃO JOÃO DO POVO 2018


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Tradicionalmente as festividades juninas são parte das agendas culturais em todo o território brasileiro promovendo a valorização dos traços culturais constitutivos e construtores dos valores e das características da sociedade brasileira.
Atentos a essa realidade as escolas buscam adequar seus currículos para a inclusão de abordagens que contemplem as realidades locais, seus aspectos sociais e culturais tornando o conhecimento contextualizado e promovendo a cultura local.
Em Palmeira dos Índios os festejos juninos foram iniciados no dia 12 de junho com a abertura da programação do São João do Povo, homenageando o sanfoneiro Lula Demó, com o tradicional desfile de carroças juninas com os tradicionais personagens das folclóricas quadrilhas juninas. 
A Escola Marinete Neves, integrante da rede municipal de educação, participou com seus membros (equipe diretiva, coordenadores, professores, estudantes e funcionários) do desfile tradicional com sua carroça e sua quadrilha junina em clima de grande alegria. 


sábado, 9 de junho de 2018

OBMEP 2018 - CLASSIFICAÇÕES

Parabenizamos os nossos estudantes pelo desempenho na 14ª edição da OBMEP realizada no último dia 05 de junho de 2018. 


ESTUDANTES QUE OBTIVERAM AS MELHORES PONTUAÇÕES POR TURMA
6º A – José Vitor Soares da Silva
6º B – Gustavo Vieira Santos Aguiar
6º C – Ana Clara dos Santos/ Marcela Vitória Lopes
6º D – Ednaldo da Silva
7º A – Adrielly Axia Dias/ José Lucas Santos/Kauane Vitória Nascimento/Mirelly Caroline
7º B – Vinícius Silva dos Santos
7º C – Andressa Oliveira da Silva
8º A – Bruna Vitória Machado/ Ana Lúcia da Silva
8º B – Geovan Pereira Nunes
9º A – Keline Cavalcante Passos
9º B – Ana Luize Oliveira / Thiago Ramos da Silva/ Wellington Souza Moraes


ESTUDANTES QUE OBTIVERAM AS MELHORES PONTUAÇÕES POR NÍVEL
NÍVEL I (6º E 7º ANO): Andressa Oliveira da Silva/José Vitor Soares da Silva/Gustavo Vieira Santos Aguiar
NÍVEL II (8º E 9º ANO): Keline Cavalcante Passos/Geovan Pereira Nunes



ESTUDANTES QUE OBTIVERAM AS MELHORES PONTUAÇÕES-GERAL
Andressa Oliveira da Silva
José Vitor Soares da Silva

Fotos: Jefferson Souza

ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DA PROVA PALMEIRA

Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica    

Plano de Nacional de Educação, Lei Federal nº 13005 de 25 de junho de 2014, traça metas e aponta diretrizes para todo território nacional, dentre as quais está a melhoria da qualidade da educação brasileira no período de dez anos, garantido o acesso e a permanência ao ensino como a efetiva universalização desse direito.
  Para garantir que os objetivos e metas sejam alcançadas são realizados procedimentos de monitoramento das ações e estratégias em vista da sua efetiva realização. Dessa forma o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP realiza periodicamente a "Prova Brasil" que tem por finalidade o monitoramento da qualidade da educação básica das escolas públicas. 
     Por meio da avaliação realizada pelo INEP é obtido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB que mensura a qualidade do aprendizado e busca estabelecer metas para o resolução dos entraves no processo de ensino que as escolas públicas desenvolvem. 
    Em preparação para a "Prova Brasil", os estudantes das escolas públicas da rede municipal de Palmeira dos Índios participaram de mais uma edição da "Prova Palmeira" que, em instância municipal, avalia o desempenho e a proficiência dos estudantes nas áreas de língua portuguesa e matemática. 
    Os estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Neves participaram no dia sete de junho de 2018 da edição local que foi aplicada com as turmas de segundo, quarto e oitavo anos do ensino fundamental em preparação para a nacional em 2019. 
    

terça-feira, 5 de junho de 2018

ESTUDANTES PARTICIPAM DA 14ª EDIÇÃO DA OBMEP


  Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica


   A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é uma ação do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA que desde 2005 estimula o estudo e a descoberta de talentos na área, o incentivo ao ensino de qualidade e a qualificação profissional, além de promover a integração entre as escolas e a difusão do conhecimento.
  Anualmente, os estudantes das escolas publicas e, desde 2017 os das escolas privadas, são sensibilizados para a participação na  OBMEP, oportunidade para a verificação da aprendizagem que foi sendo lapidada pelo estudo e pelo acompanhamento técnico científico do professor.
   No dia 05 de junho de 2018 os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de diversas escolas brasileiras puderam participar da primeira fase da referida olimpíada, sendo esse momento precedido pela cuidadosa e estratégica ação pedagógica articulada pelos professores da área.
    Na Escola Municipal Professora Marinete Neves o processo preparatório foi desenvolvido pelas professoras Jaciara Bergsan e Simone Maria Bezerra que ministram a matéria matemática;  perpassando por conteúdos específicos guiando os estudantes pelas normas e diretrizes da área como também orientando pela responsável participação em processo seletivos e concursos, como é o caso da Prova Brasil. 
   Em clima de parceria e sensíveis quanto a importância do momento e evento para a escola e para a experiências extra-curriculares imprescindível na formação integral dos estudantes, para a realização contou-se com a colaboração dos demais professores que auxiliaram na aplicação das provas em conformidade com as normas preestabelecidas pela comissão organizadora da OBMEP. 

(Fotos: Jefferson Souza)



ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARTICIPAM DE OFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Os Parâmetros Curriculares Nacionais -  PCN apresentavam em 1998 a importância da inclusão de temas transversais na formação dos estudantes, entre esses constava a inclusão da Orientação Sexual para adolescentes e jovens da educação básica.
 Em continuidade as ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF que acompanha as famílias da comunidade escolar, os estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental participaram de oficinas sobre Educação Sexual iniciadas no ano letivo anterior; fortalecimento da parceria entre as políticas públicas.
A equipe do NASF desenvolveu 04 oficinas, durante os meses de abril e maio de 2018, sobre orientação sexual para os estudantes dos sétimos anos, sendo abordados diversos temas em vista prevenção de malefícios que venham a prejudicar a saúde dos adolescentes e jovens, além de orientar para os cuidados relativos a sexualidade, uma vez que essa fase da vida apresenta dúvidas e transformações físicas e psicológicas. 
O processo de parceria desenvolvido pela escola com o NASF tem fortalecido a proposta de ações em um currículo flexível que a unidade possibilita ao seus estudantes, contribuindo com a formação integral do individuo. 



segunda-feira, 4 de junho de 2018

ESCOLA MARINETE NEVES LANÇA PROJETO “BULLYING, NÃO MAIS!”


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

As diferentes épocas apresentam desafios próprios e a escola não está fora desse contexto. Atenta as interpelações que a sociedade apresenta e que se reflete dentro do espaço escolar, foi lançado o projeto “Bullying, não mais!
O projeto tem por objetivo refletir com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental sobre o bullying nas relações buscando caminhos para o enfrentamento e superação no ambiente escolar.
As ações percorrerão todo o ano letivo dialogando de forma interdisciplinar com os demais componentes curriculares sob a condução dos professores Jefferson Souza e Simone Martins.

GRACILIANO RAMOS É TEMA DE AULA PARTICIPADA PELOS ESTUDANTES DA ESCOLA MARINETE NEVES


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

No dia que marca o aniversário de falecimento do grande escritor palmeirense Graciliano Ramos, 20 de março do ano em curso, os estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Neves participaram de aula-palestra realizada por Sua Excelência Júlio César, prefeito de Palmeira dos Índios e pela Senhora Isvânia Marques, Secretaria Municipal de Cultura.
A exposição transcorreu sobre a vida e famílias do escritor, sua jornada entre o interior e a capital do estado de Alagoas como também sua experiencia na região sudeste do Brasil, onde desfechou as últimas do “livro” de sua vida.
Durante a explanação foram destacados os aspectos culturais, políticos e sociais da cidade de Palmeira dos Índios por ocasião do governo do supracitado escritor quando esse foi prefeito; destacou ainda suas características éticas que foram referência para a época e para a execução da politica transparente. 
Como bônus aos participantes foram apresentadas releituras de fragmentos de obras do Mestre Graça pelo Grupo Teatral Cia Mestre da Graça que encantou os participantes com uma linguagem lúdica e atraente.

INDIGENAS REALIZAM AMOSTRA DE SUA CULTURA NA SEMANA DA CULTURA INDÍGENA

 Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Durante as atividades da semana da cultura indígena realizada pela Escola Municipal Professora Marinete Neves, a unidade escolar recebeu no dia 17 de abril a visita de cortesia de representantes do Povo Fulni - ô da cidade de Águas Belas – PE que realizavam amostra e apresentação de sua cultura na cidade de Palmeira dos Índios.
Os indígenas realizaram a apresentação de suas danças, expuseram expressões do seu dialeto com as respectivas traduções, colocaram para amostra objetos artesanais por eles produzidos; o contato despertou a curiosidade dos estudantes que na ocasião já discutiam em sala.
A oportunidade fortaleceu as reflexões que estavam em andamento com alunos tornando o processo de ensino mais atraente e dinâmico visto que torna novo o conceito pré-existente dando a ele novo significado.
A integração ocorrida pela empatia tornou festiva a celebração do dia do índio que embora marcada por lutas na defesa da cultura, endossa os esforços na construção da fraternidade e do respeito entre os povos.

CULTURA INDÍGENA É PAUTA ORDINÁRIA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ESTUDANTES


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Como norteador do processo de ensino e do currículo escolar, o Projeto Político Pedagógico da escola aponta para a necessária inclusão e valorização das contribuições dos povos indígenas na formação social e política na constituição do município de Palmeira dos Índios.
Comprometida com a formação integral dos estudantes, a Escola Municipal Professora Marinete Neves realizou dentro da semana da cultura indígena atividades pedagógicas de valorização e reconhecimento da cultura indígena com todos os estudantes.
Durante a semana da cultura indígena ocorrida em abril do ano em curso, a escola promoveu diversas atividades de reconhecimento e valorização dos povos indígenas, dando enfoque ao Povo Xukuru Kariri, nativo local, suas lutas e tradições
Partindo da investigação ocorrida em sala de aula por meio de produções individuais e/ou coletivas, perpassando por atividades de leitura, interpretação de dados e releituras, o processo de ensino provocou os estudantes a fazerem uma análise crítica de como tem sido reconhecida, valorizada e promovida a cultura indígena no ambiente escolar.
Para fortalecer as discussões em sala foram realizadas atividades de campo com os estudantes que tiveram a oportunidade de dialogar com indígenas do Povo Xukuru Kariri e verificar em loco um pouco de sua cultura expressa em suas danças, língua, artesanato, na exposição realizada no Auditório da Casa Museu Graciliano Ramos.

FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE CONDICIONALIDADE DO BOLSA FAMÍLIA


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da coordenação local do Programa Bolsa Família, foram realizadas  palestras pela Assistente Social Marta Patrícia Vilela de Lima para as famílias dos estudantes da Escola Municipal Professora Marinete Neves, durante o mês de abril.
Na ocasião a técnica da SMAS apresentou as condicionalidades para que as famílias possam participar do Programa Bolsa Família, destacando a importância da assiduidade dos estudantes na sala de aula uma vez que é realizado regulamente o acompanhamento da frequência dos mesmos.
As famílias tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre como são realizados os acompanhamentos e ainda quando são realizadas as notificações e penalizações pela recorrência de faltas não justificadas dos estudantes, sendo orientados acerca dos procedimentos que precisam ser realizados diante de quaisquer situações relativas ao benefício.


EQUIPE DIRETIVA REALIZA PLANEJAMENTO PARA NOVO LETIVO


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

A ação pedagógica requer dos profissionais sintonia para condução do processo dinâmico que o ensino exige nos tempos atuais nos quais a informação e a tecnologia conduzem as relações humanas nos diferentes espaços sociais de interação e convivência, como é o da escola.
Atenta as demandas que se apresentam dentro do espaço escolar, a equipe diretiva se encontrou no dia início de março para avaliar, monitorar e direcionar as ações e traçar um olhar sobre as metas definidas pela escola para o ano letivo que se inicia.
Compõem a equipe acima a professora Quitéria Sandra Lima de Moraes – Diretora, a professora Márcia Lúcia Costa da Silva – Vice-diretora, a professora Elisângela Campelo – coordenadora da Educação Infantil, Anos Iniciais e EJA e o professor Jefferson Souza – coordenação dos Anos Finais do Ensino Fundamental.









ENCONTRO COM FAMÍLIAS MARCA A ABERTURA DO ANO LETIVO 2018 NA ESCOLA MARINETE NEVES


Jefferson Souza Farias da Costa
Coordenação Pedagógica

Transcorrido o período de férias escolares, as atividades foram retomadas na Escola Municipal Professora Marinete Neves no dia 12 de março do ano em curso, por meio do encontro entre a equipe de profissionais e as famílias dos estudantes.
Em meio a grande alegria pelo retorno das atividades, a Professora Quitéria Sandra Lima, diretora da unidade escolar, desejou as boas vindas a todos os estudantes e suas famílias e destacou o compromisso da equipe da escola em fazer com que o ensino seja de excelência.
“O compromisso com a educação das crianças, adolescentes e jovens de nossa escola é nosso; todos e cada um tem sua responsabilidade nesse processo. Diante disso é necessário unir nossas forças para que a educação possa ser de excelência”, disse a professora Quitéria Sandra Lima – diretora da unidade escolar.
Foram pontuados, também pela direção escolar, os desafios hodiernamente enfrentados pela escola para o desenvolvimento do ensino, mas que estão sendo viabilizados pela secretaria municipal responsável.
Na ocasião, a equipe de professores e auxiliares de sala foi apresentada a comunidade com as respectivas funções dentro do trabalho pedagógico a ser desenvolvido pela escola na formação curricular das crianças, adolescentes e jovens que se servem do serviço.
A palavra foi aberta para outras pessoas sendo utilizada a oportunidade pelos estudantes João Victor Martins Mendes e Jaelson Santos de Melo, ambos estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, que exercem mandato como vereadores mirins do Município de Palmeira dos Índios.
Destacou o estudante JSM (9º ano) que “é na educação que está o futuro do nosso país, por isso que devemos zelar da nossa escola e estudar muito!”.
Durante o momento foram realizadas as chamadas dos estudantes para suas novas turmas, concluindo o momento.